IGREJA DE S.JOÃO BAPTISTA Visita Virtual 360º


  • Igreja de S.João Baptista
  • Igreja de S.João Baptista
  • Igreja de S.João Baptista

IGREJA DE S.JOÃO BAPTISTA (1496-1518)

Igreja gótica e manuelina, construida entre 1496-1518 teve o patrocinio de D.Manuel I, e veio substituir uma anterior, da qual não existem vestígios. À semelhança da construção da Igreja de Caminha, esta obra foi dirigida por sucessivos mestres de Biscaia. O primeiro terá sido Juan de Riaño (1496-1500) seguido de Rui Garcia (1500-1509) e por ultimo Juan de Castillo (1511-1514) que anteriormente estava a construir a Capela-mor da Sé de Braga.O portal axial e a capela mor e sua abóbada são de autoria de Juan de Castillo. O plano de D.Manuel era mais simples, sem transepto nem absidiolos. São posteriores as capelas do transepto e a Torre sineira, esta última construida em 1573 por João Lopes o Moço em estilo renascentista.

  • Portal axial
  • Friso e Gárgolas
  • Gargola

Portal axial de Juan de Castillo

O Portal axial , do estilo Gótico Flamejante, compôe-se de tres arcos trilobados e um arco canopial, ornados de folhagem que coroam um arco abatido. No timpano surge de um baldaquino de flores, S.João que segura o cordeiro. Envolve o conjunto a representação dos simbolos dos Evangelistas. Na parte superior do portal, do lado direito 3 escudos de armas ; Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Azurara. Do lado esquerdo o escudo de D.Manuel ladeado por duas esferas armilares.

  • Capela mor

Capela mor (1511)

Com abóbada de combados, e um arco triunfal de volta perfeita. O Retábulo barroco em talha dourada foi esculpido em esculpido em 1740 pelo entalhador portuense Manuel Pereira da Costa Noronha. O pulpito e altares laterais são igualmente da primeira metade do século XVIII e esculpidos por João Gomes de Carvalho.

  • Capela da Nossa Senhora da Boa Viagem

Capela de N.ª S.ª da Boa Viagem (1542)

Capela de devoção dos marinheiros de Vila do Conde. Espaço rectangular voltado a sul, com abóbada artesoada por nervuras curvas (combados), de influencia de Biscaia, pelos mestres e arquitectos que a construiram.O revestimento das paredes é de azulejos enxequetados, em tons azul e amarelo e são do inicio do séc. XVII.


VISITA VIRTUAL



My Image
My Image