S.CRISTOVÃO DE RIO MAU 1151-1200



S.CRISTOVÃO DE RIO MAU

Igreja romanica pertencente ao Mosteiro de Rio Mau (Cónegos regrantes de Santo Agostinho), construída inicialmente em 1103, sendo a igreja actual o resultado de uma reconstrução iniciada em 1151, tendo essa obra o patrocinio do sacerdote Pedro Dias. Essa reconstrução foi feita em 2 fases:

1ªfase 1151-1160 iniciada como é usual pela Capela-mor de planta rectangular (6.1x7.1x5.6m CLH) é abóbada de berço ou canhão, sendo as paredes exteriores reforçadas com 2 contrafortes escalonados. Houve uma drástica redução do programa, sendo visivel o contraste entre a qualidade decorativa da Capela-mor e o corpo da nave.

2ª fase 1200 a nave (17.2mx8.6mx9.3m CLH) desenvolvida durante a transição dos séculos XII-XIII, com coberta de travejamento de madeira.

Em 1443 o mosteiro foi extinto e seus bens passaram ao Mosteiro de São Simão da Junqueira, existente nas proximidades, o que possivelmente contribui na sobrevivência da igrejinha românica apesar de que as dependências conventuais foram demolidas.
Todo o simbolismo da decoração iconografica esculpida no granito dos seus portais (Axial e Sul) e dos capitéis interiores são a sua principal característica.

No tímpano exterior do portal axial contém a figuração de Santo Agostinho acolitado e acompanhado pelos seus símbolos tradicionais e é mais tardio (1200) que o resto do edificio.
No mesmo timpano mas do lado interior, a imagem de Agnus Dei - Cordeiro de Deus - O derradeiro sacrificio feito por Cristo em prol da humanidade.

O timpano do portal norte mostra, em relevo, um combate de dois seres fantásticos - um grifo e um dragão. A capela-mor é uma preciosa obra-prima do românico português. A abóbada de canhão que a cobre foi armada sobre arcos torais de secção quadrada. A sua baixa altura obrigou as arestas laterais a rasgarem parcialmente a abóbada. Os capitéis da capela-mor, embora tecnicamente rudes, são singulares e únicos. Possuem um grau de precisão iconográfico, através do tratamento arredondado dos volumes, tratamento que se estende a todos os capitéis da capela-mor.


My Image

VISITA VIRTUAL



My Image
My Image