VILA DO CONDE PANOTOUR GLOBAL

  • Nau quinhentista
  • Vila do Conde
  • Igreja Matriz Portal axial
  • Igreja Matriz Abside
  • Convento de Santa Clara

Villa Comite (Vila do Conde)

Havia um conde que vivia em Azurara, "com a condessa, sua mulher, de quem não tinha filhos".Regressando, uma vez, de uma longa peregrinação, doente e pressentindo a morte, o conde fez voto de largar uma pomba branca e de, no local onde ela pousasse, fundar um convento e uma povoação a que daria o seu nome. A pomba voou e pousou no Alto de S.João, onde o conde mandou construir o mosteiro e em redor dele a povoação, conclui a historia. Durante muito tempo, o conde desta vila foi D. Mendes Pais Bofinho. Em 953, a localidade aparece sob a designação de Villa de Comite e do Rofinho. Outros historiadores afirmam que foi o Conde Belote presor e donatário das terras vila-condenses e que a origem do topónimo Villa de Comite provém deste conde

A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu alterações, era já Vila do Conde. A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite.
D. Sancho I apaixonou-se por D. Maria Pais levando a que a vila passe a estar na posse desta. A sua tetraneta, D. Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, filho ilegítimo de D. Dinis, fundam o Real Mosteiro de Santa Clara, em 1318.
D. Manuel I concedeu-lhe foral em 1516 e a população da vila participa activamente nos descobrimentos portugueses, entre eles Paulo e Francisco Faria na viagem de Vasco da Gama à Índia. A Praça Nova, hoje Praça Vasco da Gama, foi aberta em 1538, no reinado de D. João III, onde foram edificados novo edifício para os Paços do Concelho. No século XIX, as Invasões Francesas causaram grandes danos à população de Vila do Conde. Em 1987 Vila do Conde é elevada à categoria de cidade.

LOCAIS A VISITAR EM VILA DO CONDE

Convento de Santa Clara
Convento de S.Francisco
Aqueduto
Igreja de S.João Baptista
Igreja de Azurara
Capela da Nossa Senhora do Socorro
Capela da Nossa Senhora da Guia
Nau Quinhentista
Museu da Construção Naval
Centro de Memória
Forte de S.João Baptista
Centro histórico


VISITA VIRTUAL 360º


VIDEO AÉREO


My Image
My Image