SÉ CATEDRAL CLAUSTRO SUPERIOR - VARANDA DO CABIDO

My Image
SÉ CATEDRAL
CLAUSTRO SUPERIOR
My Image

VISITA VIRTUAL 360º


Sé Catedral do Porto - Claustro superior

PAINEIS DE AZULEJOS

I II III - Tríptico
Ao meio do painel central, elevando-se das nuvens, a Divina Providência. Do lado esquerdo a Sabedoria e à direita a Clemência. Os paineis laterais representam o quotidiano, pondo em evidência a Graça da Misericórdia e a da Magnanimidade.
IV - Medalhão
Cena mitológica : Neptuno, empunhando o tridente, abandona sobre as ondas o carro, em forma de concha, puxado por dois cavalos de meio-corpo pisciforme, e deixa-se conduzir por uma figura alada, possivelmente Anfitrite.
V - Cena de Jardim
No centro do painel vê-se uma fonte, com jogos de água. Do lado esquerdo, uma dama que se apoia numa bengala simples é saudada por um tocador de viola. Do lado direito, outra dama, de leque fechado na mão direita, aponta para um palácio, que se vê ao fundo. No medalhão central do roda-pé, um mendigo é levado por uma criança e seguido por um cão.
VI - Cena de Caça
Dois caçadores, montados a cavalo, perseguem uam avestruz, que é detida por cães. A completar a cena, um moço de caça soprando numa trompa.
VII VIII IX - Tríptico
Representa temas de inspiração mitológica : Diana a Caçadora, o Rapto de Anfitrite e finalmente Diana Amorosa. Estes paineis estão separados do anterior e do último por medalhões que exibem personagens em vestes de corte.
X - Paisagem Ribeirinha
Dois pescadores com acessórios de pesca, estão postados na margem do rio. No primeiro plano um castelo e , ao fundo, algumas povoações. Completam a paisagem diversas árvores, ao lado das quais se encontram dois homens sentados.

CLAUSTRO SUPERIOR - CABIDO

Em 1733 seriam pintados os paineis dos azulejos da galeria superior deste claustro por Vital Rifarto que também pintou os da Capela de Nossa Senhora da Piedade na galeria sul do claustro em 1738. Estes paineis são inspirados nos mais variados assuntos, de tema cristão ou mitológico.