PORTO FOZ DO DOURO


VISITA VIRTUAL 360º


FOZ DO DOURO - Jardim do Passeio Alegre

Um projecto de Emile David (o mesmo arquitecto-paisagista dos Jardins do Palácio de Cristal) construido entre 1860-1892. As primeiras arvores são plantadas em 1870
A designação da Rua do Passeio Alegre, na Foz do Douro, substituiu um muito velho topónimo que não se perdeu completamente, porque ainda no dizer do povo : a Cantareira. Cantareira significa ou significava, o poial onde se colocavam as cântaras, à espera de vez na fonte, remonta, pelo menos, ao século XIII, porque o mencionam as Inquirições ordenadas por D. Afonso III, em 1258.

Este Jardim tem algumas pequenas construções que vieram da Quinta da Prelada quando a Camara Municipal comprou essa quinta no séc. XIX. Um deles são aos dois Obeliscos no inicio leste do Jardim, que funcionam como marcos do caminho central, e o outro é a fonte barroca no outro extremo da mesma avenida.
A Quinta da Prelada situa-se na área do actual parque da cidade do Porto, integrando a Mata da Prelada, com árvores centenárias, antiga propriedade da família. Foram estes seus primeiros proprietários quem promoveu, entre 1743 e 1758, a construção de uma residência de verão na quinta, obra entregue ao italiano Nicolau Nasoni.

O Chalet Suisso foi construído em 1873. Embora só muito mais tarde os Jardins tenham ficado concluídos (foram inaugurados em 1892), o quiosque ou chalet era um dos pontos de encontro preferido dos intelectuais da época, nomeadamente Camilo Castelo Branco, Arnaldo Gama, Ramalho Ortigão, Alberto Pimentel e outros.Em 1906 foi vendido a Charles Frederick Chambers e, posteriormente, ao suíço Jácome Rasker, o que deverá justificar uma das designações do quiosque - chalet Suíço.
Os transportes urbanos chamados de "Carros Americanos" chegam aqui em 1872, quando da abertura da linha que ligava a Alfandega à Foz. A viagem custava 80 reis e saiam carros a cada 30 minutos, demorando 15 minutos cada viagem. Entretanto o percurso seria ampliado até Matosinhos. O sucesso deste revolucionário meio de transporte veio mudar a ampliação da cidade do Porto permitindo o crescimento dos arredores do Porto.


My Image
My Image