IGREJA DE S.PEDRO DE PAÇOS DE FERREIRA Visita Virtual 360º

A origem da igreja do Mosteiro de São Pedro de Ferreira remonta ao século X, tendo por base a referência que lhe é feita no testamento de Mumadona Dias, datado de 959.
O templo atualmente existente começa a ser construído em 1182, podendo identificar-se elementos de uma primeira igreja românica que terá sido construída entre finais do século XI e inícios do século XII.
O Mosteiro integra a Ordem dos Cónegos Regrantes no século XIII, entre 1258 e 1293, que se extingue no século XV quando deixa de pertencer aos cónegos e passa para a alçada do Bispo do Porto, incluindo o couto e as propriedades adjacentes.
Este monumento constitui um caso único no românico português, ao ser precedido por um nártex cercado por um muro, um campanário de dois vãos e cimalha de duas águas. Esta estrutura corresponderia à anteigreja de função funerária.


O estilo romanico terá entrado no territorio português a partir dos último anos do século XI. O romanico e a reconquista, ou o romanico e a reorganização social e económica do Norte e centro do país, são dois temas inseparáveis que foram acontecendo desde os meados do reinado de D.Afonso Henriques até D.Dinis



VISITA VIRTUAL A IGREJA DE PAÇOS DE FERREIRA


My Image
My Image