MATOSINHOS

MATOSINHOS

MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

A igreja, renovada a partir do início do século XIV, de matriz românica mas transacionado para o gótico, reflete um misto de espírito religioso e militar, com o interior votado a Deus, mas externamente exibindo sólidos muros coroados por ameias e sustentados por contrafortes, destacando-se uma varanda também ameada e com matacães defendendo, como o adarve de um castelo, a porta principal.
Na planta, o modelo mendicante é claro: três naves, organizadas em cinco tramos, sendo o último uma espécie de transepto inscrito, marcado apenas na altura; a divisão do espaço é feita através de pilares, de perfil cruciforme pelo adossamento de colunas nas suas quatro faces; a cabeceira é tripla, com uma capela-mor mais profunda que os absidíolos, e de secção nascente poligonal. A cobertura das naves é em madeira e a cabeceira apresenta abóbada em cruzaria de ogivas. Tanto nas paredes da nave central como das naves laterais se abrem janelas geminadas. Na fachada sul abre-se um portal de quatro arquivoltas rematadas por um gablete simples, cujos capitéis apresentam ornatos vegetais e animais.
Externamente uma sólida torre ameada ladeia a fachada principal, pelo lado Sul. A imponente torre tem 28 metros de altura e é provida na parte superior de matacães (nos ângulos), e de janelas e seteiras.
INSCRIÇÕES: Na capela do ferro, inscrição latina gravada em lâmina de bronze, que é epitáfio de Frei D. Estevão Vasques Pimentel, ornada com desenhos decorativos, também gravados, destacando-se a Anunciação em que o Menino desce de Deus para Maria.
A conjugação igreja-fortaleza, um entre vários exemplos que evidenciam a instabilidade dos primeiros séculos de independência da Nação portuguesa. Templo e torre defensiva, encostados, sugerem a necessidade de proteção e ajuda mútua, compreensível por se tratar de mosteiro de ordem militar. A torre parece ser a menagem de um castelo, apesar dos sinos que lhe foram acrescentados no último piso aberto sem seis grandes janelas ogivais. Balcões com mata-cães defendem a torre.


VISITA VIRTUAL 360º

VISITA VIRTUAL 360º


VIDEO AÉREO